terça-feira, dezembro 12, 2006

ELOY DE SOUZA

Marcus Ottoni


"Um dia, 20 de maio de 1956, Eloy de Souza começou a escrever. Fui seu datilógrafo nas primeiras 180 páginas, colaborando nas datas e pormenores nominativos."
Luís da Câmara Cascudo


Image Hosted by ImageShack.us

MEMÓRIAS DE UM VELHO

Eloy de Souza nasceu em 1873 e bacharelou-se em Ciências Sociais na turma de 1894, no Recife.

Pedro Velho não permitira que tivesse o curso completo. Fizera-o chefe político, delegado de polícia em Macaíba.

Na eleição de novembro de 1894 Eloy saiu Deputado Estadual, “leader” do Governo.

Desincumbiu-se perfeitamente. Era a unanimidade mas os interesses administrativos gerais colidiam, às vezes, com os particulares, necessitando ladear, desviar, convencer.

Pedro Velho prometeu-lhe a Deputação Federal mas foi obrigado a eleger Amaro Cavalcanti ex- Senador na Constituinte de 1891.

A estrela velava por Eloy de Souza. Prudente de Moraes convidou Amaro Cavalcanti para Ministro da Justiça e este aceitou. Renunciou à deputação em Janeiro de 1897. Em Junho, Eloy de Souza era Deputado Federal. Tinha 24 anos de idade...

Ficou na Câmara dos Deputados até 1914 quando, em março, passou para o Senado da República. Em Janeiro de 1927 renunciou, para acomodação distribuitiva dos chefes de savindos.

Voltou à Câmara dos Deputados em 1927, décima terceira legislatura e aí se encontrava em outubro de 1930 quando a Revolução dissolveu o Legislativo.

Ainda em outubro de 1935 foi eleito Senador pela Assembléia Constituinte do Rio Grande do Norte. Mandato, até 1942 mas Getúlio Vargas, fundou o Estado Novo e Eloy de Souza encerrou sua carreira parlamentar, novembro de 1937.

Ficara na Câmara e no Senado de 1897 a 1930 e ainda 1935 a 1937. Toda a história política da primeira república passara ao alcance dos seus olhos e muitas vezes com sua participação, conhecimento, colaboração de Prudente de Moraes e Getúlio Vargas, vira todos os Chefes de Estado, as batalhas e as escaramuças partidárias.

Privara com os grandes Jornalistas brasileiros, os poetas, os romancistas, os historiadores, os cronistas.

Capistrano de Abreu alude sempre a Eloy de Souza com simpatia, ato consagratório para a feroz independência do historiador.

Quer no pequeno mundo norte-rio-grandense, quer na política nacional, Eloy de Souza foi uma testemunha e mesmo um ator.

Jornalista, economista, conversador magnífico. Viajou pela Europa. Viu a Grécia e o Egito, estudando-os de perto.

Faleceu com 86 anos, outubro de 1959.

Não era possível que essa vida nobremente exercida no plano parlamentar e político, a visão de um homem brilhante, honestíssimo, memória excepcional, deixasse unicamente algumas centenas de artigos e anedotas que o tempo faria evaporar nas lembranças contemporâneas.

Insisti anos e anos para que escrevesse suas reminiscências. Era patrimônio de experiência, observação, depoimento presidencial no terreno histórico e psicológico.

Um dia, 20 de maio de 1956, Eloy de Souza começou a escrever. Fui seu datilógrafo nas primeiras 180 páginas, colaborando nas datas e pormenores nominativos. Eloy disse-me ter ampliado e completado os capítulos. Não sei em que ponto deixou, ao falecer.

Daniel Pereira, um diretor da Livraria José Olímpio Editora, prometeu-me editar esse livro, historia da vida de um dos mais antigos parlamentares do Brasil.

Eloy de Souza atravessou, vivendo e compreendendo, as fases mais sugestivas da história nacional.

As suas Memórias de Um velho terá revelação e surpresas dignas de constatação.

Não pode e não deve continuar inédita.

Luís da Câmara Cascudo, 24.12.1959
In O Livro das Velhas Figuras – Vol.4 pág. 148.

Para conhecer mais sobre Eloy de Souza, acesse o
  • Blog Eloy de Souza
  • por Alma do Beco | 6:36 PM


    Hugo Macedo©

    Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

    .. .. ..

    .. .. ..

    Recentes


    .. .. ..

    Praieira
    (Serenata do Pescador)


    veja a letra aqui

    .. .. ..

    A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

    layout by
    mariza lourenço

    .. .. ..

    Powered by Blogger

    eXTReMe Tracker