quarta-feira, março 12, 2008

RANÇO NA POESIA

Marcus Ottoni

"Eles passarão. Eu, passarinho".
Mário Quintana

Berço do Dia da Poesia em Natal, Galeria do Povo é excluída das programações hoje oficiais da data

Eduardo Alexandre

No começo, não foi fácil. Mas foi pela ousadia, perseverança, constância e renovação que o 14 de Março, Dia Nacional da Poesia, consolidou-se e fez de Natal o maior pólo de comemorações da data em todo o país. À frente desta luta, eu (desculpem o uso da primeira pessoa) então jovem poeta, hoje com 55 anos de idade, comandava ou participava diretamente das manifestações e invadia redações de jornais, rádios e televisões para ver a festa consolidada no calendário festivo da cidade. Não deixava passar em branco.

São 30 anos de festa à Poesia, sempre com a marca da Galeria do Povo. Este ano, porém, exatamente na data dos 30 anos e numa exposição que marcaria a 31ª edição do movimento, as entidades que representam o setor cultural do Estado e da cidade esqueceram todo o esforço empreendido durante todo esse tempo e chegaram a boicotar, como foi o caso da Fundação José Augusto, uma exposição que me foi solicitada, depois da sugestão ter sido acatada em votação da comissão que preparava a festa.

Fui convidado oficialmente por um representante da FJA para realizar a exposição, e nem sequer depois fui informado de que a exposição não seria realizada. Quando chegaram à Fundação, esses dirigentes do PT disseram que não iriam atuar politicamente na entidade, iriam fazer cultura. Hoje, o diretor geral fala em gestão petista na Fundação e nem sequer lembra que o governo a que serve é do PSB, da governadora Wilma. Ano passado, o meu nome foi sugerido pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências para ser o poeta homenageado, mas eles recusaram a sugestão, alegando que eu era coordenador do CEDOC - Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza - e não ficaria bem a entidade homenagear um coordenador. Este ano, o fórum de programação votou pela realização da exposição da Galeria do Povo, mas quando a proposta chegou às instâncias superiores não teve eco, teve veto. Acho muito bom que a Capitania das Artes e a Fundação José Augusto comemorem a data, convidem poetas e cantores estrangeiros para a festa. Mas pergunto: qual foi a contribuição deixada por Chico César para o Dia da Poesia em Natal?

No ano passado, eu estava na comissão que organizou o evento pela Fundação. Depois do boicote ao meu nome, sugeri os nomes de Plínio Sanderson e Civone Medeiros para serem homenageados. Por quê? Porque são poetas que têm histórico de realizações pelo Dia da Poesia. Acho um equívoco desta administração tratar a questão cultural do Estado da forma como está tratando. Cultura não merece ser administrada com o ranço político. Menos ainda a Poesia. Como nesses 30 anos de batalha só tomei pancada, estou acostumado a esse tipo de comportamento de autoridades relapsas e autoritárias, sem qualquer compromisso com a Arte. Mas rezo a cartilha da Poesia e afirmo como o colega do outro Rio Grande, o vivíssimo Mário Quintana: "Eles passarão. Eu, passarinho." E como até a Samba, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências - da qual fui diretor executivo, e levei as comemorações do Dia da Poesia para o Beco da Lama, me esqueceu, passo o 30º ano do Dia da Poesia em Natal em casa, triste, mas torcendo para que seja uma data bonita, bem comemorada.

Agora, eu entendo porque o autor da "Serenata do Pescador", a "Praieira dos Meus Amores", Othoniel Meneses, era tão amargurado com a cidade. Nada disso, porém, vai me abater e me deixar amargurado como ele. Sinto, é de se esperar, mas apenas lamento o fato de a governadora ter destinado a cultura a gente tão despreparada e rancorosa, perseguidora. Para mim, a Poesia não tinha disso, não.

por Alma do Beco | 5:18 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker