"Petistas fazem jantar de desagravo a acusados"
Folha
JC PimentaCompensa, sim
Estavam errados
os que jogando errado
ganharam
A História é sorrateira
Tem capoeira
Maculelê
Dos antigos Cucumbis
Devemos parabenizar os ministros que tiveram a coragem de trazer a julgamento os que estiveram envolvidos em jogos escusos para levar Lula e o PT ao poder e formar a base de sustentação desse governo.
Mas fica a sensação de que o crime compensa.
Mesmo todos sabendo do processo fraudulento da compra de partidos e parlamentares que o ajudaram na obstinada (e a qualquer preço) vitória eleitoral, Lula levou seu primeiro mandato até o fim.
Apesar de todos os indícios de uso do dinheiro público na compra de um novo mandato, isso lhe foi permitido e o resultado acachapante veio nas urnas infladas de confirmação de que populismo, assistencialismo e compra de apoio político ainda são a melhor receita a quem quer chegar a qualquer custo ao poder.
O pior é que o pesadelo não se encerra na decisão de ontem. O grande crime continuará compensando e continuará a ser usado para novas empreitadas de pouco risco e vantagens imensuradas.
Se cumprirão penas os criminosos da burla da vontade do povo? Pouco importa. As penas, se chegarem, serão mínimas e não atrapalharão o objetivo da empreitada consolidada.
Os coadjuvantes, como já o são, serão heróis (deles) pelos objetivos atingidos, pelo escudo que se fizeram para a blindagem do grande e maior beneficiado.
E a vida seguirá e as burlas dos resultados comprados e feitos lei permanecerão na vida nacional como fantasmas de vida eterna, a dizer: compensa, sim.
Eduardo Alexandre