terça-feira, outubro 16, 2007

GRANDE HOTEL

Marcus Ottoni

"Estamos incomodados em ver uma diretoria eleita de forma acachapante não fazer a lama ferver de cultura e arte."

Augusto Lula, sobre a apatia administrativa da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências


"Se quiserem evitar uma 3ª Guerra Mundial, devem impedir que os iranianos obtenham conhecimento necessário para desenvolver uma arma nuclear.”

George W. Bush


DIA DO POETA

O que é o Poeta?

O poeta é um fingidor ou o fazedor?

Arte de poiésis: fabricação.

Pra que serve o poeta?

È inútil ou simplesmente essencial à sociedade?

È a pimenta do planeta? Malagueta!

É farto no pão dos eleitos?

Quem desfolha a bandeira?

A bandeira será amarela?

Amarela cor da bandeira dos meus olhos!

Deve sentir na pele a necessidade de experimentar?

Aquele que precisa comer,

para alimentar a fome do novo!

Criticar, deleitar ou transformar?

Com um poeta se faz uma revolução?

Os poetas são pontos luminosos?

Profetas do inaudível?

Sentimental, ama com as tripas?

Ou desata o nó do borongodó?

Antes, a poesia que o poeta pariu

Ou, o poeta que a própria obra produz?

Aquele que passou da fase anal

E na ágora,

num repente oral

Vomita poesia para o público

boquiaberto....

Queria ter tempo para me auto exilar num garajau

sentado num trono de Poesia privada

com face e pose de o pensador

enjaulado lá nas cocadas

arquitetando careta para o presidente ianque

(bestialmente batizado na praça)

realizando estripulias e milacrias para o bebop absorto.

Enquanto isso, como homem comum

Vou fazer entrevista para produzir mais-mais-valia.

E depois, mais tarde,

quando a arte arder

sob a tez translúcida

me deleitar na musa híbrida

Demônio e deusa

Madonna que me doma.

Plínio Sanderson




1944 - Festa no Grande Hotel

O salão estava lotado de natalenses e americanos, que sorviam doses generosas dos uísques Logan, White Horse, Chivas e Old Parr, e fumavam Chesterfield, Kent e Malboro, em detrimento ao nosso Hollywood, Luís XV e Pesela, da Cia Lopes Sá.

Natal respirava e vivia o período da guerra, tendo mudado os velhos hábitos dos quase 60.000 habitantes, por influência dos contingentes militares que aqui se encontravam, principalmente o norte-americano. Na época, a música mais tocada era "To You", nas radiolas de ficha, e já conhecíamos a Coca-Cola, introduzida pelos americanos. A Ribeira vivia em plena efervescência econômica e social. O comércio, as pequenas indústrias, tudo estava em franca ascensão.

Na praça de carro, os Ford 42, Chevrolet e Packard reluziam, nas mãos dos velhos motoristas de praça da Tavares de Lira, que se divertiam, limpando as faixas brancas dos pneus.

Nessa noite, Zé Areia passeava ao largo, esperando um gringo, para vender um mico. As notícias vinham pelos rádios e jornais dos Aliados, ou então eram transmitidas por Luiz Romão, da Agência Pernambucana, desde 1938. Na Rampa da Limpa, em Santos Reis, o pouso e a decolagem dos hidroaviões tinham sido intensos.

O prefeito José Augusto Varela comemorava a inauguração do abrigo Juvino Barreto, que tinha ocorrido no dia 26 de março último.

Nesse dia, em Natal, 29 de março de 1944, em plena 2ª Guerra, alguns intelectuais da terra comemoravam os 42 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

O terreno do Grande Hotel tinha sido adquirido pelo Interventor Mário Câmara, e o projeto era do arquiteto George Munier. O "Majó" não escondia a sua satisfação em ver que o hotel estava lotado. A música, a todo ritmo, soava tranqüila para os festivos participantes.

No saguão, todos reunidos ouviam o dedilhar perfeito do maestro, no velho piano de canto. O lustre de cristal tcheco, com corrente de latão, balançava cadenciado pela música da época.

As senhoras bem vestidas, de relógios da marca Longines, desfilavam a última moda européia, em vestidos de tecido de seda veludosa ou cetim de organza plissada, e desdobravam-se em amabilidades, ao lado de senhores austeros, de terno de tropical inglês: a fina flor da sociedade natalense. Os cheiros de baton, rouge e pó de arroz misturavam-se aos cheiros dos extratos femininos: Zero Cinco, Belles Flevas, Muggo Chine, Bond Street e outros.

As mesas, com toalhas de linho branco, bordadas, exibiam as melhores louças portuguesas, ricamente decoradas, e algumas faianças inglesas, marca H&B. Os garçons não paravam de rodar, no salão, com as bandejas de prata, repletas de taças de cristal com champagne francesa, doses de uísque, água de coco, refrigerantes e ponche. O buffet tinha sido severo, desde os canapés, até os casquinhos de siri e camarões empanados. Tudo perfeito!

O refrigério do Potengi atingia a sala de recepções do Grande Hotel, levando aquele vento doce e salgado, aos convivas extasiados. A noite, pelo jeito, iria demorar a fluir, na ampulheta do tempo, daquela Natal do século 20. Quando serviram o prato principal: caviar ao molho branco, pernil de lagosta e peru, já se tinham gastado três horas do crédito da madrugada.

O velho prédio, em frente, onde depois foi o Bandern, a tudo assistia e, conformado, concordava com quem comentava sobre a Rádio Poti, recém inaugurada, que sucedia à Rádio Educadora.

Elísio Augusto de Medeiros e Silva

elisio@mercomix.com.br

por Alma do Beco | 3:19 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker