sábado, outubro 07, 2006

ÁGUAS DAQUI E DE LÁ

Marcus Ottoni


"O esforço de cientistas que se debruçaram sobre complexas questões como porque os pica-paus não têm dor de cabeça enquanto bicam os troncos das árvores à procura de besouros, ou o papel da massagem retal na cura do soluço foi reconhecido nesta quinta-feira com o prêmio IgNóbil, uma sátira ao Nobel, entregues em Cambridge (Massachussets) apresentados por ganhadores do prestigiado prêmio concedido pela Academia Real Sueca."
France Press



o rio
para Civone, Mércia; Antoniel, Nei; Orf, Dunga
e todos os meu amigos de lá



o sol brinca de potengi nas águas do capibaribe
e brinca de capibaribe se porventura estou lá

o sol sabe de tardes de margens de correnteza e mangue
sabe de igrejas e fortes à beira-rio-quase-mar

o rio por sua vez sabe de água caranguejo e gente
do que se diz do que se vê de quase tudo que se sente

o rio sabe de ser porto e caminho mortalha e berço
acalanto e incelença — todas as cantigas — e mais

sabe ser fêmea bem-amada pelo sol e oferecida
ao rio macho à luz da lua para de novo a amar

e enquanto o sol sonha-se rio e liquefaz-se de poente
o rio mais quer-se rio não sol-no-rio-quase-mar

e brinca de ser potengi nas águas do capibaribe
e insiste em ser capibaribe se porventura estou lá

Márcia Maia



O Potengi me tange

Os barcos do Potengi
Navegam meu olhar

Quando embarcam
Em barco com eles

Quando tu embarca
Meus olhos marulham, embaçam

Me molham de água de rio
Ou é por esses olhos que o rio corre, decorre

M’esqueço que outras vezes sou eu quem vai
Vôos, navegos e voltas, avenidas dos contornos, retornos

Você sempre torna, me volta
Qual abelha, eu também estou sempre no entorno

Corre-corre
Pra boca da barra, que sou

Corre, da boca do rio de você
E m’atiça, desperta os cios, revela

Me beija, me descerra e me descobre
Descubro teus véus, talos e flores, afloro

Xananas, acácias, buganvílias, mangabeiras
Flor de jambo no chão, tapete róseo

Me vem tudo à mente
As imagens mais belas

Minhas carícias sem defesas
Amo como quem não teme

Rósea a flor desperta entre pernas que te beija
A espada de santo é tua, e vem intensa, com leveza

Teus em mim, semens sementes
Te protege Potengi em meu rio ventre, aflue fluente

Me molho de teus molhos e manhas, lambuzo-me desse rio
Te como a tarde, de noite, na madrugada, pela manhã

Nem sei onde me ser, ou me estar
Como te ser star, me serestar

Qual não me ser, qual estar
Quero você, meu anelo de strass

Rio sozinha, atlante
Ou com tua presença, ausente

Saudade é isso
Que não se explica

Então é sodade
E banzo não se benze, só bate

Que às vezes nem existe, se inventa
Ou é verdade ou é um intento de ausência

Pra sentir mais, o que se sente
E escrever quiçá um poema

Me preza o rio sem pressa, que prezo
Desrepresa-se um rio inteiro de amar, d’ardor

Fitar você é transe
Trance de olhares em flamas, é transa, corpos em trança

Me beija a cidade, correnteza
E esse amor de mililitros me'mbriaga, me néctar

Navego com ele
O crepúsculo me leva ao longe

Fico sem saber onde é onde
O não-sei-onde

Onde eu te encontre, encante, você me cante
No quando, num quarto, de horas, num canto

Às vezes a dista é dentro
Nem é nos longes

Onde encerro meus pés
O agora e os ontens

Onde o finito me horizontes, infindos
Na terceira margem das visagens

Todos amanhãs me encontrem, até nas tangentes
Onde minhas mãos me escorrem

Artimanhas sensações
O Potengi me é ponte

Aporte dos sentires, quereres
É da vida, cenário, inventário, roteiro, mirante

Alma cheia de braços e mangues, me navega pros teus ondes
O Potengi, amor, pois é, ele me tange

Civone Medeiros

por Alma do Beco | 8:19 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker