sexta-feira, maio 05, 2006

A LATA

Marcus Ottoni


“Recado
Álvaro Moreyra, segui o seu conselho: As amargas, não.”

José Alexandre Garcia, abrindo o Acontecências e Tipos da Confeitaria Delícia



Zé Alexandre, o memorialista da boemia, completaria hoje 81 anos de idade.

Acontecências e Tipos da Confeitaria Delícia
José Alexandre Garcia

A Lata

Nos primeiros tempos, não havia W.C. ou simples mictório na Confeitaria.

Mijava-se numa desocupada lata de 5 quilos de ameixa, colocada num canto estratégico, não tão à vista da freguesia, mas também não tão oculta que dela não se apercebessem os necessitados.

Quando o conteúdo atingia os perigosos limites da borda, alguém dava o grito de alerta:

- Chega, Olívio, a bicha está cheia!

Aí, um garachué ou o próprio Portuga em pessoa, com infinitos cuidados para não respingar pelo chão ou sobre as próprias vestes, despejava-a em frente da Confeitaria, mas, de preferência, no meio-fio dos estabelecimentos vizinhos (se ninguém estava percebendo).

Quando era noite, assumia um olhar cúmplice e apontava a rua:

- Vire-se por aqui, mas cautela, meu rapaz, não me mije na porta da Confeitaria.

Aliás, dois vizinhos queixavam-se do intenso odor amoniacal, quando, de manhã levantavam as respectivas portas de ferro.

Eram Newton Rocha, o mais sociável dos sócios de Rocha & Irmão, e Aprígio Teixeira, vulgo Pipiu, que, de rústico homem de campo, tornara-se dono de farmácia, quando o velho e bonachão Dr. Guilherme resolveu aposentar-se.

Olívio fazia cara de inocente.

- Interessante, a porta do meu estabelecimento está sempre limpa.

Neste ponto, não resisto à tentação de contar uma história de Pipiu, que entendia de criação e plantação, boi, vaca, feijão macassar, casa de farinha e feitura de rapadura e jamais de artigos farmacêuticos.

Um empregado novato na casa equivocara-se com um pedido e, quando o freguês mui justamente reclamou, Pipiu sentiu-se no dever de passar uma reprimenda no funcionário, à guisa de satisfação ao freguês.

- Cuidado, menino! Numa troca de remédio, você mata um desgraçado deste e onde vamos parar? Ele no cemitério, você no olho da rua e eu na cadeia!

Escusado dizer que, assombrado com a perspectiva, o comprador nunca mais botou os pés nem na calçada da farmácia.

Mas, voltando à lata de Olívio, uma vez desenrolou-se uma quase tragicomédia entre o proprietário e José de Brito, irmão do despachante João de Brito, uma espécie de capataz dos ingleses em São Miguel e que, de raro em raro, vinha à capital.

Mas, quando vinha, tirava o atraso. Tomando uma Brahma braba, vingando-se das semanas e semanas de monotonia nos Cafundós de Judas, como justificava-se.

Naquela vez, acompanhou o irmão, assíduo do Português. Não sabia nada sobre mictórios, W.Cs. ou latas.

Depois de bem uma dúzia de cervejas, sentido a bexiga cheia, olhou dum lado e outro e, como não encontrou indícios do procurado, perguntou a João de Brito:

- Onde é que se verte água aqui?

- Ali, naquela lata – apontou displicente, o perguntado.

Zé de Brito levantou a dita cuja a jeito e chô, chô, chô.

Quando Olívio tomou ciência, a lata ameaçava transbordar.

- Cuidado para não me molhar o chão! – gritou.

E, de longe, com as precauções devidas, procurou entregar-lhe a lata sobressalente.

Zé de Brito, quando se aliviava, desligava-se do mundo. Parecia uma cachoeira caudalosa e interminável e não atinava como proceder à operação triangular de soltar a ferramenta, como chamava Gastãozinho, idem a lata cheia e apossar-se da substituta.

Olívio alarmava-se.

- Atenção! Atenção para não molhar as caixas de biscoitos!

Não houve jeito. Quando Zé de Brito abotoou a braguilha, a Confeitaria parecia ter sido lavada à mangueira, todo mundo com os pés levantados, em cima doutra cadeira, e Olívio e os garachués empenhados em sacudir água, passar creolina e enxugar o chão.

por Alma do Beco | 10:36 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

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A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

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