quinta-feira, maio 04, 2006

INVEJA

Marcus Ottoni


"Quem não tá bêbado, tá com inveja!"
Eugênio Meio Quilo

Yasmine Lemos
Image Hosted by ImageShack.us

E tudo terminou em Samba

Correio da Tarde, 02.05.06
Alex de Souza

“Aqui vale tudo, vale declarar voto - se quiser pode até anunciar no megafone, vale propaganda, vale boca de urna, boca de fumo, vale tudo!" Calma, não precisa chamar a Justiça Eleitoral nem a Polícia Militar. É só o poeta Plínio Sanderson, presidente da comissão eleitoral, explicando como funciona a democracia na Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba). A eleição para a diretoria da associação de boêmios mais pitoresca da cidade movimentou a tarde de sábado no Cento de Natal.

A urna foi liberada às 11h, sob um sol de rachar, na esquina das ruas Coronel Cascudo e Doutor José Ivo, em frente ao bar Quatro Cantos. Inscritos no "livro marrom" do Beco, 322 figuras estavam aptas a exercer o direito etílico de escolher a nova diretoria.

Mas, convenhamos, ninguém acreditava que o Beco tivesse tanto freqüentador assim. O "livro marrom", com a lista dos votantes, era uma esculhambação - mas de respeito. Cada página vinha com o nome do votante, ou o número da carteira de identidade, ou um apelido, ou só o número telefônico. Para evitar a presença de fantasmas, cada chapa tinha um fiscal, com uma cópia dos votantes, e cada voto era marcado nas duas cópias. Daí, não era de se estranhar se demorasse um pouco para localizar o nome de alguém.

Quem chegava, fazia sua fezinha num dos candidatos, o jornalista Alex Gurgel e o professor Ubiratan Lemos, o "Professor Bira", e ia engrossar a boca de urna no Bar de Nazaré, na expectativa da apuração dos votos, programada para as 17h30, no Bardallos.

Nas pesquisas de mesa em mesa, uma coisa era certa: mais do que 100 votantes e o resultado seria uma incógnita. Menos que isso, dava Professor Bira. O candidato Alex Gurgel, já pressentindo o pior, reclamava da 'politização' do pleito. "O 'PCdoBeco' e o PT vieram votar em peso, o que vai pesar na hora do resultado", declarou.

E foi dito e feito. Às 17h, a urna foi fechada, para tristeza do professor Giancarlo Vieira e do sebista Harrison Gurgel, que chegaram com dois minutos de atraso. A comissão eleitoral conferiu o número de eleitores que compareceram e pediu a conta, ao som de Lapada na Rachada. Deu R$ 29: seis cervejas, um prato de macaxeira com carne-de-sol, um refrigerante e um burrinho de cana. "Assim, queria ver faltar mesário. Fica a sugestão para o TRE", declarou Plínio Sanderson.

A festa se transferiu para o Bardallos, para tristeza de Dona Nazaré. Lá, o primeiro aviso foi proferido pelo megafone: "Faltam cinco minutos para a abertura da urna, favor trazer uma cerveja para a mesa de apuração." Quando a apuração chegou à metade, todo mundo já sabia que o Professor Bira tinha levado.

O que ficou difícil foi saber o número exato de votantes. A primeira contagem de 100; a segunda, 99; teve uma até que findou em 98; e, por fim, confirmaram 100 votos. Eleição de boêmio...

No final, o agradecimento dos candidatos, o discurso do eleito e a despedida de Eduardo Alexandre, o Dunga, da presidência da Samba. Ainda teve um gaiato que gritou: "Ele tá bêbado." Mas o professor Eugênio Soares rebateu de pronto: "Quem não tá bêbado, tá com inveja!" Ah, ia esquecendo: o resultado oficial. Professor Bira levou 72 votos, Alex Gurgel teve 26 votos e dois malucos conseguiram a façanha de anular o voto.

Alex de Souza
Dando vida ao Centro

A Samba vem desenvolvendo um trabalho de resgate do Centro Histórico de Natal desde que foi fundada. De uma pequena agremiação de boêmios criada meio que na galhofa, a Sociedade ganhou destaque nos últimos dois anos, sob a presidência do poeta Eduardo Alexandre, com o desenvolvimento de atividades como a Lavagem do Beco, que mobilizou artistas e intelectuais para a importância do local, o Carnabeco, uma aposta na folia tradicional, e o Pratodomundo, o festival gastronômico com iguarias dos botecos da região.

O presidente eleito, Professor Bira, pretende dar continuidade a esses projetos. E quer também aumentar a mobilização dos artistas que freqüentam o espaço. "Queremos reforçar o compromisso com o resgate e conservação do Centro Histórico e abrir espaço para movimentos culturais alternativos e demais movimentos sociais", declarou. Um proposta de Bira é o "Dê uma hora ao Beco", projeto que visa ajudar as crianças de rua que freqüentam o Centro da Cidade. "É muito bom a gente se divertir, mas não custa nada tirar só uma hora do dia para ajudar", explica.



O poeta Cefas Carvalho lança na Livraria Siciliano, do Midway Mall, hoje, a partir das 19:00h, o seu terceiro livro: Reinvenções.


MADA

Começa hoje, na Arena do Imirá Plaza, Via Costeira, o festival Música que alimenta a alma

21:00h - Coletivo Rádio Cipó (PA)
21:30h - Zerooitoquatro (RN)
22:00h - Montgomery (RN)
22:30h - Macaco Bong (MT)
23:00h - Neguedmundo (RN)
23:30h - Volver (PE)
00:00h - Dusouto (RN)
00:30h - Agregados FDR (RN)
01:00h - Pavilhão 9
01:40h - O Rappa


Retrovisor

Também hoje, às 21:00h, no Veleiros Restaurante - Ponta Negra: Khrystal.
Quem não viu o show anterior do Retrovisor, não deve perder esse de jeito nenhum.
Muito rock. Ritmo.
Khrystal não perdoa, não economiza, ataca, beija, alisa... comunica!
Vai perder?????

Valeria Oliveira



Projeto SEAWAY CULTURAL

Olha o futebol aí, gente!

Nesta Quinta-feira, às 21:00h a cantora ELIS ROSA apresenta o Show A MPB NO FUTEBOL, temporada que começou em Abril e vai seguir por este mês, nos dias 12, 20 e 26, além do mês de junho até o Brasil finalizar sua participação na Copa. Pixinguinha, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Fagner, Zeca Baleiro e Chico Buarque serão cantados exaustivamente pela craque Elis Rosa e sua banda.

Zé Dias

Hoje - ELIS ROSA canta o futebol na MPB, às 21:00h;

05/maio/06 - SEXTA-FEIRA - CIRLEIDE ANDRADE canta DICK FARNEY, às 21:00h;

06/maio/06 - SÁBADO - SUELDO SOARES, em show acústico, às 21:00h

07/maio/06 - DOMINGO - ARIANE com show instrumental de violino e
bandolim, às 20:00h.


Espaço América

Programação.

QUINTAS, 18:30h
MÁRCIO ARAÚJO
JAZZ E BLUES COM PAULO SARKIS E NEEMIAS LOPES

SEXTAS, 18:30h
MÁRCIO ARAÚJO
A FLAUTA DE CARLOS ZENS E GRUPO

SÁBADOS, 12h
MÁRCIO ARAÚJO
GRUPO REGIONAL CHORO & CIA

ESPAÇO AMÉRICA
Av Rodrigues Alves. Tirol. Ao lado da Academia Athlética.
Informações: 3201.3800




ESPAÇO EMPREENDEDOR

A Agência Cultural SEBRAE/SESI, em continuidade às atividades do ESPAÇO EMPREENDEDOR, realizará mais um encontro com os agentes culturais da cidade. Desta vez, o palestrante será o produtor cultural IVAN FERRARO, fundador e vice-presidente da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC) e idealizador da Feira da Música de Fortaleza.

O encontro ocorrerá no dia 09 de maio e terá como objetivo principal evidenciar a possibilidade de intercâmbio entre a experiência das ações coletivas do segmento musical cearense, que nesta oportunidade estará compartilhando informações sobre: o associativismo - caso do PRODISC - iniciativas, dificuldades, responsabilidades coletivas e resultados, bem como o evento consolidado da Feira da Música de Fortaleza, como ferramenta de desenvolvimento do mercado musical da região nordeste.

O ESPAÇO EMPREENDEDOR é uma iniciativa da Agência Cultural SEBRAE/SESI para a aproximação dos agentes culturais e econômicos do Rio Grande do Norte, possibilitando assim, um espaço para a troca de informações, apresentação de propostas coletivas, palestras, bate-papos presenciais e outras formas de comunicação que promovam o fortalecimento do empreendedorismo cultural.

Data: 09/05/2006
Hora: 17:00 horas
Local: sede da Agência Cultural SEBRAE/SESI – Solar Bela Vista
Av. Luís da Câmara Cascudo, 417 - Cidade Alta

Informações : 3201.1131 e 3215.4990
agenciacultural@rn.sebrae.com.br
www.agenciacultural.com.br

por Alma do Beco | 9:21 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker