sexta-feira, maio 08, 2009

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

O 8 de maio, Dia do Artista Plástico, é comemorado em Natal há 10 anos.  
Iniciativa do superperalta Pedro Pereira, que organizou oficina coletiva para a pintura do chão sagrado da viela mítica, o Beco da Lama.  
A ele, nossa homenagem, nosso reconhecimento, aplauso e carinho.

Tela de Flávio Freiras em homenagem ao holandês FRANZ POST, que viveu o "sonho" do nordeste holandês, a partir da Paisagem do Castelo Ceulen (Forte dos Reis Magos), rio Potengi e dunas de Natal (Nova Amsterdam), pintada em 1638". 

"Castelo Ceulen, Rio Potengi e Natal"
acrílica sobre tela
80x150 cm
2008



EXPO 8 DE MAIO

No Buraco da Catita, Ribeira, exposição de Franklin Serrão

Civone Medeiros no 8 de Maio 

ARTEPRATODOMUNDO

~2009~

Intervenção #1

VEIAS ABERTAS DA CIDADE

Sangue injetado / jorrando em paredes e quinas esburacadas, fendas, feridas de canteiros, obras e edifícios que fazem parte do Patrimônio Histórico da Cidade do Natal, com o intuito entre fortuitos e infortúnios de despertar a magnitude de outrora, de nossa cidade, inda bela e sequelada....

A cidade sangra. Veias abertas da violência urbana, social, cultural e ambiental...

Há 10 anos o '8 de Maio – Dia do Artista Plástico’ é celebrado, vivido, discutido e realizado em Natal e, como bem lembrou nosso pioneiro Pedro Pereira, é também, esse dia, o Dia da Cruz Vermelha; temos todos a mesma missão: SALVAR VIDAS!

cIVONE mEDEIROS

Intervenção disseminada entre ruas da Ribeira, Cidade Alta e Passo da Pátria. 

~|~

Intervenção #2

CALÇADA DA FAMA

Homenagem neste 8 de Maio a alguns artistas potiguares, que, cada um com sua poética pessoal enriquecem e ilustram a história de nosso povo.

Intervenção localizada entre as ruas João Pessoa e Ulisses Caldas, na Cidade Alta.

~|~

(CAÇA-)PALAVRAS SOBRE TELAS

mixed-media

No Palácio do Governo (Ex-Palácio da Cultura e Ex-Pinacoteca), às 18 horas começa a Mesa Redonda “10 Anos de 8 de Maio”, com Pedro Pereira e João Natal - mediador Flávio Freitas. Após o debate, serão inauguradas duas exposições, uma coletiva de arte moderna e contemporânea e uma de acervo do estado.

Onde da Praça 7 de Setembro, S/N - Centro, Natal/RN.

~|~

PRIVATESFERA, OU A VIDA ÍNTIMA DE CIVONE...

vídeo-instalação

Na Galeria de Artes da Funcarte acontece às 19h, a vernissage da exposição sobre arte contemporânea realizada por um coletivo de artistas, a qual se estende até 20 de maio.

Onde da Av. Câmara Cascudo, 423 - Ribeira, Natal/RN.

~|~

Civone X Civone:

Fazendo Arte?

Trabalho com diversas mídias, suportes e linguagens, temáticas convergentes e díspares. Sou poeta, performer, produtora de arte e cultura. Ser potiguar, é ser herói e ser artista, aqui, é mais ainda. Escrevo, pinto, fotografo, bordo, filmo, danço, atuo, monto, misturo, costuro... Enfim, quietude não é algo constante nem na minha vida nem nas minhas criações. Recentemente, além da Curadoria do XI Salão de Artes do Natal (2007/2008), participei da Mostra de Livros de Artistas, durante o 2º ENE (2007) com o título LIVROCORPO; também realizei a mostra “Arte à Trois” juntamente com os expoentes Allan Talma, potiguar e o francês, Goulven Jagot no Bardallos Comida & Arte e em Nalva Melo Café Salão. Iniciei uma série que se chama ODE À XANANA - flor símbolo de Natal, que foi exposta no último 8 de Maio, na Capitania e até hoje, espalho por aí, a minha Ode à Xanana; participei da Mostra DA PERMEABILIDADE DO BELO, no último 8 de Março, também na Capitania, com a obra VULV'ARS POÉTICA; finalizei dois curtas, o experimental “Privatesfera, ou a vida pública da mulher” e o documentário “14 de Março, todo dia – dia da poesia” captado em 2006, lançado este ano.  Em andamento temos a segunda leva do projeto “Arte da Esquina do Brasil” que sucedeu no ano 2000 e programamos nova itinerância entre Áustria-Holanda-França e Brasil - provavelmente para 2010; estamos dando continuidade ao projeto “Ecos do Bairro” do ICAP – Instituto Cultural e Audiovisual Potiguar, do qual faço parte – de fomento e difusão da cultura em nossa cidade. Para outubro próximo, dentro da Retrospectiva dos 15 Anos do Café Salão, da Nalva Melo, vamos relançar o livro ESCRITURAS SANGRADAS, 10 anos depois... Musicada... Na música, este ano saem 2 parcerias em CD, cada um com um poema meu musicado, um no CD do Helder Gomes com o 'poemúsica' Arbítrio e o outro no CD do Esso Alencar, premiado pelo Projeto Pixinguinha com o 'poemúsica' Cantilena ao Sereno. E breve sai a segunda Coleção "comSUMAcivone" da grife potiguar MODE'RN com poemas e imagens em diversos suportes, tais como camisetas, pôsteres, postais, bolsas e que tais... Ufa! É só aguardar!

Viver de arte?

Ainda como artista potiguar, de veia alternativa, independente e não-submissa estou longe de viver de-e-num mercado inexistente, principalmente para quem não faz concessões como eu. Em geral, a minha produção artística não se enquadra como produto, não está à venda. Quem compra poesia e livros de poema? Quem compra uma Performance? Quem compra uma Instalação? Quem compra Documentários e Vídeo-Arte? Estes são os meios/mídias principais de minha ação como artista e quando houver estas respostas – se houver –, ainda estarei produzindo e vazando pelos poros e em todo o canto a minha arte, a minha humana expressão. Eu não estou a venda, mas, do que produzimos... Quem quer comprar? Não é porque essa resposta não vem que vou deixar de ser o que sou: uma múltipla artista. Felizmente Natal não é de todo uma ilha – que muito amo, inclusive – e existem diversos mercados e meios onde minha arte tem espaço e resposta, demanda e respeito e é assim, que viver nessa cidade, é exclusivamente para mim, por laços afetivos e pura inspiração.


Apóstolos da Arte é tema de exposição na Assembléia


Com o tema Apóstolos da Arte, permanece aberta no Salão Nobre da Assembléia Legislativa do RN a exposição coletiva de pinturas, desenhos e esculturas com obras de 12 artistas plásticos potiguares: Ammer Jácome, Ana Antunes, Carlos Soares, Cristina Jácome, Dione Caldas, Dorian Gray, Francisco Eduardo, Ivo Maia, Levi Bulhões, Marlene Galvão, Sônia Jácome e Túlio Fernandes. A exposição faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Artista Plástico, comemorado amanhã, quando a AL RN também realizará sessão solene para marcar a data. A sessão, uma iniciativa do deputado Robinson Faria, contará com representantes dos artistas locais e palestra de Dorian Gray. A curadora da exposição, Maria do Socorro Sarmento Alves, explica que além dos 12 artistas citados, a mostra presta uma homenagem póstuma a Newton Navarro, Leopoldo Nelson, Thomé Filgueira e Ubirajara Galvão, os dois últimos com quadros expostos à venda. Já as obras de Leopoldo Nelson e Newton Navarro fazem parte do acervo da Pinacoteca estadual.

por Alma do Beco | 6:01 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker