quinta-feira, novembro 17, 2005

SEM ORINTIMBÓ, NÃO DÁ

Marcus Ottoni




Léo Sodré
Léo Sodré


O empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, afirmou nesta quinta-feira à CPI dos Bingos, que é "vítima" do caso Celso Daniel. Na sessão, o empresário, que chegou a ser preso como suspeito de ser o mandante da morte do prefeito de Santo André, disse que após o crime, perdeu várias vezes o controle e se arrependeu de parte das declarações que deu na época. "Tinha perdido meu melhor amigo. Sofria um linchamento público, insinuações. Fiquei descontrolado em muitas ocasiões. Eu fui a vítima neste caso".
Rose Ane Silveira, da Folha Online




É Lula no cemitério
incorporando o seu santo


Não vejo maior mistério,
essas coisas acontecem,
às vezes os santos descem
- é Lula no cemitério !
Em Moçoró, muito sério,
foi ele curar quebranto,
foi rezar no campo-santo,
receber “Seu” Jararaca
- tava mesmo co'a macaca,
incorporando o seu santo !


Acendeu dúzias de velas
na campa de Jararaca

Com u’a vontade daquelas
de compor cenário sério,
bem cedo, no cemitério,
acendeu dúzias de velas...
Para o sucesso nas telas
não contou com a urucubaca...
Eis que o filme quase empaca
- um incêndio quase gasta
a barba do cineasta
na campa de Jararaca !

Laélio Ferreira



Léo Sodré
Léo Sodré

FESTAS

Romildo Valentim sempre foi um festeiro. Não ia a uma festa que não arranjasse duas ou três namoradas. Muito antes do “ficar”, ele já aplicava esse verbo sempre sem contemplação.
Mitim, como era conhecido em Brejo do Cruz, na Paraíba, tinha sua fama de “bode” namorador nas bocas e nas cabeças das morenas da região. Era bem apessoado, boas falas e, o melhor: tinha um pai rico, o que, na acepção da palavra, fazia-o um vagabundo endinheirado, que não estudava nem trabalhava, mas que era cobiçado por 9 entre 10 solteiras do lugar.
Acontece que, na volta de uma dessas suas festanças, Mitim sofreu um ataque cardíaco fulminante ao volante de sua camionete 4 X 4 e, ali mesmo, despediu-se do mundo dos vivos, na juventude dos seus 29 anos. Foi um baque para sua família e para a sociedade de Brejo.
Só que ninguém ficou sabendo dos detalhes do “post-morten” do finado.
D. Zefinha, a rezadeira, é que espalhou a notícia recebida num sonho: Mitim, quando chegou ao seu destino final, sentiu-se em casa. Se deu conta de estar no meio de um grande forró. Abafado, quente e com um cheirinho de enxofre, mas um forró super animado. E o melhor: todo mundo nu.
Ele não contou conversa, partiu pra cima de uma loiraça que estava ao lado e foi logo apertando a bonitona no meio do salão. E apalpa daqui, passa a mão por ali, até que ele nota que a loira não tem o “oritimbó”: é tudo liso, fechado.
Ele estranha, afasta ela um pouco, e passa a mão por entre as pernas dela e vê que também é tudo liso, fechado. Sem “xibiu”, sem "orintimbó", sem entradas nem saídas. E replica:
- Mas aqui todas as mulheres são assim???
E ela respondeu:
- Ora, meu bem, se nós mulheres tivéssemos entradas e saídas, isso aqui não era inferno, era um céu!!

Tadeu Neri




Chegados ao Grupo:

Discurso proferido por Oswaldo Lamartine de Faria quando do
recebimento do título de Doutor Honoris Causa na UFRN, neste dia 16 de
novembro de 2005.




À UFRN, na pessoa do seu reitor Dr. Ivanildo Rêgo, professores, funcionários
e alunos.

Perdi horas de sono e de sossego tentando entender a razão de tudo isso.

De primeiro, cuidei ter sido pelos descaminhos dos homens neste mundo de ranger dentes, desassossegado que nem as ondas do mar. Depois, quem sabe, o afago de vosmecês, no adeus desse meu imerecido viver. Sei lá. É que a balança do julgamento dos amigos costuma ser manca.

E não é astúcia, pantim, nem cavilação, pois o que botei no papel foram apenas momentos do dia-a-dia do nosso sertanejo.

Convivi com alguns deles debaixo das mesmas telhas - tenho repetidamente
confessado.

Mestre Pedro Ourives e seu filho Chico Lins - magos do couro, zelosos e ranzinzas, da escolha do couro-verde ao derradeiro nó-cego da costura. Ramiro e Bonato Dantas, pescadores d'água doce e memorialistas. Zé Lourenço, tora de homem, analfabeto, cujos instrumentos de trabalho se resumiam em um nível de pedreiro e um novelão de cordão. Pois bem, apenas com eles,
levantou 640 metros de parede do açude Lagoa Nova sem deixar um caculo nem uma barroca - o que deixou o engenheiro do DNOCS de queixo caído.

Olinto Ignácio, rastejador e vaqueiro maior das ribeiras de Camaragibe. Vi, um dia, ele se acocorar na beira do caminho e ler no chão da terra: "Passou fulano, beltrana e uma menina. É que a gente dessa terra tanto faz eu espiar a cara cumo o rastro..." E todos já envultados com a Caetana.

Daí eu repetir: é mais deles do que meu esse título.

Mesmo assim, encabulado, areado e zonzo, tenho de confessar: não sou soberbo nem ingrato.

Agradeço a vmc e, mais ainda, ao doutor Reitor - sertanejo das Terras do Pôr-do-sol. Onde, naqueles ontens, os condutores das boiadas ferravam o tronco de um pé-de-pau onde se arranchavam. Coisas de um Sertão de Nunca-Mais. Tempos do imperador velho. Mas isso é outra conversa.

Boa noite. Façam, agora, como manda aquele menino:

Batam palmas com vontade,
Faz de conta que é turista...





DO BLOG DO CASCUDO
Postado em 2 de novembro de 2005, quarta


Uma conspiração visível

Estou lendo no Digest of the Americas, da Andrux Press, que o geógrafo Prof. Hans Ahlman afirma que desde 1900 a temperatura do Ártico subiu dez graus centígrados, elevando-se o nível das águas do oceano e os gigantescos
glaciares se dissolvem como manteiga em chapa quente.

No centro d'África os lagos secam e, na parte ocidental, desapareceram nascentes e o imenso Lago Vitória desceu dezessete centímetros nos últimos dez anos.

O professor Hans Ahlman apela para uma campanha de estudos de caráter internacional. Trata-se de conspiração real, absoluta, ostensivamente feita aos olhos dos sábios, contra a integridade, equilíbrio e perpetuidade do Homem na Terra.

A circulação das águas nos lençóis subterrâneos será multiplicada pelo acréscimo desses volumes monstruosos e como processo fixar-se-á apenas em um hemisfério, ou melhor, numa região determinada cuja coordenada geográfica não posso precisar, deduz-se que haverá um desequilíbrio da massa terráquea, desequilíbrio cujas proporções são incalculáveis, imprevisíveis e cataclísmicas.

Até aqui estou comentando o sábio professor da Suécia, Hans Ahlman. Não vou adiante. Fico, entretanto, perguntando a mim mesmo porque essa conspiração dos elementos naturais contra o Rei da Criação, o Homo Sapiens, o Bicho Homem, todo poderoso criador da ciência e da técnica. Certamente os elementos realizaram um congresso e os 'leaders' discursaram sobre o assunto
milenar. Há milhares e milhares de anos que o Homem se apossou da Terra e disciplinou, dentro do possível, os elementos naturais, as forças vivas da Natureza, dispondo-as ao seu serviço. Esgotou mares, furou montanhas, desviou rios, amordaçou cachoeiras, arrasou serras, trepou colinas, cavou mistérios. Andou debaixo da terra e na estratosfera. Os elementos consentiam
em tudo, confiantes no papel de uma colaboração para a Felicidade, a Paz no Trabalho, a Harmonia, a Alegria de viver e de ser útil.

Devem, os elementos, ter chegado a essa conclusão: foram utilizados para o egoísmo e para a morte. Quererão expulsar o homem da terra em que ele é hóspede e se julga dominador?

Luís da Câmara Cascudo
Diário de Natal, 1 de outubro de 1947

por Alma do Beco | 11:40 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker